This Think Tank intends to explore the role of creative production within the development of the competitive edge of any given city, region or country and the potential importance of leadership, and commerciality within the cultural sector, considering Transforma and Torres Vedras as case studies.

Sunday, October 29, 2006

Os artistas são os artesãos da sociedade de informação


Transforma Think Tank explora o futuro das indústrias criatiavas

(published in Jornal de Negócios 20 Oct 2006)
Dora Ribeiro
doraribeiro@mediafin.pt


Em Portugal não se nota, mas basta ouvir alguns interlocutores internacionais para se perceber que dois mundos aparentemente distantes encontram-se num movimento de acelerada convergência. Estou a falar de cultura e negócios. E a nova tendência é de fusão. Em que cada uma das áreas reinventa-se a si própria, quando em confronto com a outra.

O primeiro e mais óbvio sinal desse encontro é a linguagem. NoTransforma Think Tank, que se reuniu entre 20 e 21 de Outubro, emTorresVedras, aconteceu isso mesmo. AndrewCarmichael, DingemanKuilman e ScottBurnham- algumas das personalidades internacionais convidadas pela associação deTorres Vedras - escolheram cuidadosamente os refrãos. “Modelos de negócio,inovação,modelo organizacional, jogos de poder, parcerias, sustentabilidade, ‘governance’".

Vista de longe, a conversa bem poderia parecer inteiramente empresarial. Mas não era. O objectivo era gerar ideias para que a associação Transforma prossiga o seu objectivo de influenciar culturalmente o seu meio, abrindo simultaneamente as portas ao mundo global. Para isso, disseram diversos convidados, é necessário aprofundar os vínculos e as parcerias locais e internacionais. Num processo outra vez mimético ao que se passa no mundo dos negócios.

Há, como se sabe, novas e variadas razões para a aproximação entre os dois mundos. Na economia globalizada, a informação é a matéria-prima bruta. O valor reside no conhecimento: identidade, conteúdo, estilo, ideias, planos, histórias, conceitos, “design”, moda. Fragmentos de significado que as pessoas podem compreender, usar, valorizar e amar. Tudo obras dos artesãos da nova economia: os empreendedores das indústrias culturais.

Pela importância desse sector, defende o organizador do encontro Michael da Costa, o País deveria apostar em transformar-se num “niche player” com a ajuda das indústrias criativas, que estariam presentes “em cada política e relacionadas à comunicação interna e externa do Portugal moderno”. “Os governos falam apenas de tecnologia, mas o valor real está na inovação simbólica”, reforçou também o director da Fundação Premsela de Amesterdão. Que recordou o facto de que as empresas mais antigas do mundo são aquelas com uma “forte identidade, e que demonstraram abertura para o mundo e capacidade de adaptação organizacional e de mentalidade”. Uma receita que, na opinião do holandês, deve servir igualmente para os empreendimentos culturais.

Scott Burnham, um norte--americano que esteve a trabalhar como director criativo do Urbis, em Manchester, advogou também a favor da liderança cultural como uma rede autónoma de interesses. “As ideias fortes têm uma natureza viral”, fogem ao controle e só assim ganham relevância. Para Andrew Carmichael, que se ocupa da renovação urbanística de um bairro londrino (Lewisham) através das indústrias criativas, são necessários modelos económicos sustentáveis para que a criatividade seja igualmente sustentável e capture a imaginação das comunidades.

Carlos Soares Miguel, presidente da Câmarade Torres Vedras, também esteve presente no Transforma Think Tank (foto do grupo tirada em frente à sede da associação). Na sua intervenção, defendeu que a média dimensão do seu concelho (72 mil habitantes) se reflecte negativamente no apoio financeiro que a cultura ali recebe. “Tem sido uma ajuda esporádica e não continuada no tempo.” A falta de tradição e o reduzido retorno do investimento repercute-se depois num menor envolvimento da comunidade. Para o presidente, a saída para uma associação como a Transforma (que tem recebido ajuda financeira da autarquia) é “ganhar notoriedade”, captar públicos na região e afirmar-se no âmbito nacional. Embora reconheça, contudo, a dificuldade de fundir o interesse das comunidades locais e o dos “media”. “Acho que deve ser um movimento de dentro para fora”, advogou.

CRIATIVIDADE AJUDA A VENDER IMÓVEIS
Um novo distrito em Amesterdão (Zuidas) está a ser construído com base no princípio de que a cultura acrescenta valor ao projecto imobiliário. Ou seja, valoriza financeiramente os terrenos e os imóveis. Por isso, a ING Real State e a Câmara de Amesterdão associaram-se à Fundação Premsela, de divulgação do “design” holandês, para desenvolver a Plataforma 21. Com abertura prevista para 2009, o “anti-museu” pretende direccionar o seu foco para os temas da contemporaneidade e do futuro. O objectivo é criar espaços dinâmicos para uma variedade de projectos e actividades de “design” e moda que inquiram e tragam novas visões sobre o mundo que nos cerca. “Os profissionais não têm o monopólio da criação”, diz Dingeman Kuilman, o director da fundação, por isso mesmo haverá também lugar para iniciativas de amadores. Um ponto de encontro para a criatividade e para novos negócios.

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